Sisu

Sisu 2023: O que é, Cotas, Quem pode participar e MAIS

O Sisu 2023 é a melhor forma para o estudante ingressar numa instituição de ensino superior de forma totalmente gratuita. Ficou interessado e quer saber mais? Então continue no post porque vamos te contar todos os detalhes sobre o Sisu 2023.

Sisu 2023

Confira também:

O que é o Sisu?

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um sistema do Ministério da Educação (MEC) no qual as universidades públicas do país oferecem vagas para os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano a anterior a abertura de vagas. É o único método pelo qual um estudante pode ingressar numa instituição de ensino superior pública. São aprovados aqueles candidatos com a maior nota no Enem que se candidataram para aquela vaga.

Além disso, o Sisu 2023 possui um sistema de cotas, com o objetivo de promover a equidade entre os estudantes.

O  que são as cotas?

As cotas, de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) são uma espécie de divisão do número de vagas em categorias, para contemplar todos os alunos e promover a equidade. Dessa forma, sabe-se que 50% das cotas são reservadas aos alunos que estudaram integralmente em escolas públicas.

Também fazem parte desse grupo de cotas alunos com renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até um salário mínimo e meio, bem como candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Ainda, também possuem cotas as pessoas com deficiência. Os alunos que não se enquadram em nenhuma dessas cotas, são os candidatos de “Ampla Concorrência”.

Quem pode participar do Sisu 2023?

Para participar do Sisu 2023, é bem simples. Basta que o aluno tenha feito o Enem no ano anterior à abertura de vagas (que geralmente ocorre em fevereiro, enquanto o Enem ocorre em novembro) e tenha atingido nota maior que zero na redação e tenha se formado do Ensino Médio, no mínimo, no ano anterior ou já tenham se formado em algum ano anterior a esse. Ou seja, apenas treineiros não podem concorrer à vaga, pelo motivo de ainda não terem se formado do Ensino Médio.

Se lembre: é necessário dar um passo de cada vez. O aprendizado do Ensino Médio será utilizado no ensino superior, principalmente nos anos iniciais do curso. Existem momentos que a pressa de se tornar “universitário” quer dominar, mas é necessário aproveitar cada fase, pois cada uma tem seu lado positivo!

Como funciona o Sisu 2023?

No Sisu 2023, os estudantes podem escolher até duas opções de curso e escolher a modalidade que se encaixa através da Lei de Cotas citada anteriormente. Se não se encaixar em nenhuma, sua modalidade é “Ampla Concorrência”. Também, algumas universidades podem adotar o método da nota peso para alguns cursos.

Por exemplo: o curso de Medicina em alguma universidade pode possuir nota peso em redação e ciências da natureza, pois são as áreas que serão utilizadas dentro do curso de Medicina. Alguns cursos também podem possuir média mínima e nota mínima. Por exemplo: o curso de Medicina em alguma universidade pode ter média mínima de 450 pontos e redação de 400 pontos. Desse modo, estudantes com nota abaixo disso não podem se candidatar à vaga.

Inscrição Sisu 2023

Para fazer a inscrição é necessário seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: Acesse o site do Sisu e clique em “Fazer inscrição”;
  • Passo 2: Confirme os dados e escolha até duas opções de curso (clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”);
  • Passo 3: Pesquise o curso e a sua modalidade, confira os dados e clique em “Confirmar minha inscrição”;
  • Passo 4: A tela retornará para “Minha inscrição” e as informações podem ser revisadas.

Pronto! Vale ressaltar que, durante o período de inscrições, as opções podem ser alteradas.

Viu como é fácil se inscrever no Sisu 2023 e ficar por dentro de todas as informações? Confira também nossas outras publicações no blog. Até o próximo post!

Taynara Martins

Share
Published by
Taynara Martins

Recent Posts

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Data e Local de Prova

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles indivíduos que não se formaram do ensino…

6 meses ago

Faetec 2023: O que é, O que Oferece e muito MAIS

O Faetec 2023 é uma ótima chance para aqueles que estão buscando se especializar em…

6 meses ago

Pronatec 2023: O que é, Quem pode Participar e MAIS

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que estão buscando mais propostas no mercado…

6 meses ago

ENADE 2023: Conceito, Questionário, Relatório, Prova.

O ENADE 2023 é uma oportunidade para a avaliar a qualidade do ensino superior oferecido…

6 meses ago

Enem 2023: O que é, como se inscrever e MAIS

O Enem 2023 é uma oportunidade para jovens que estão se formando do ensino médio…

6 meses ago

Fies 2023: Regras, Inscrição, Resultado

O Fies 2023 pode abrir muitas portas numa instituição de ensino superior, para aqueles alunos…

6 meses ago