Prouni

Pronatec 2023: O que é, Quem pode Participar e MAIS

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que estão buscando mais propostas no mercado de trabalho através de alguma especialização. Ficou interessado? Então fique nesse post porque vamos te contar todos os detalhes do Pronatec 2023.

Pronatec 2023

Confira também:

O que é o Pronatec 2023?

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi instituído através da Lei nº 12.513, em 26 de outubro de 2011, com o objetivo de auxiliar e expandir a proposta de cursos de qualificação profissional, através de programas entre outros auxílios financeiros e técnicos.

Além disso, de acordo com o documento da lei que rege esse programa, o Pronatec 2023 tem vários objetivos, e dentre eles estão contribuir para uma melhor qualidade do ensino médio público, gerar mais oportunidades para trabalhadores, além da expansão e democratização da oferta de cursos técnicos presenciais ou à distância e programas de qualificação profissional, entre outros.

Ainda, são oferecidos mais de 200 cursos nas escolas públicas, no SENAI, SENAC, SENAR e SENAT, nas faculdades privadas de ensino superior e técnico, divididos em 13 eixos tecnológicos. São eles: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão de Negócios, Informação e Comunicação, Militar, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Segurança, Recursos Naturais e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Quem pode participar do Pronatec 2023?

Podem participar do Pronatec 2023 alunos que estejam no ensino médio ou já estejam formados no ensino médio e, nesse caso, tendo estudado todo o tempo na rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada; trabalhadores (como agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores) e beneficiários dos programas federais de transferência. Também é estimulada a participação de pessoas com deficiência e mulheres que são chefes de família e recebem benefícios do governo.

Diante disso, é possível afirmar que o Pronatec 2023, é, sem dúvidas, um dos maiores e melhores programas criados pelo Governo Federal, pois, a partir dele, muitos jovens e adultos terão acesso ao estudo profissionalizante de qualidade. Isso terá um grande impacto na sociedade brasileira, gerando, ao longo dos anos, profissionais capazes de contribuir para a construção de um país melhor.

Inscrições Pronatec 2023

As inscrições Pronatec 2023 podem ser feitas de duas formas: a primeira delas é através do Portal do Pronatec, sendo necessário preencher os dados para ver quais cursos estão disponíveis para o estudante. A outra forma é ir nos centros parceiros do Pronatec e se inscrever diretamente por lá.

Desse modo, o cidadão poderá se especializar e obter algumas vantagens, como melhoria no emprego e nos salários, maiores oportunidades no mercado de trabalho, dentre outros.

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), instituído em 2008 pela Portaria MEC nº 870, é um documento onde estão inseridas todas as informações referentes aos cursos técnicos disponíveis pelo Pronatec 2023. Tratam-se de 227 cursos, divididos em 13 eixos tecnológicos.

Além disso, o documento já está na 3ª edição, e apresenta informações, como “Perfil profissional de conclusão”, “Infraestrutura mínima requerida”, “Campo de atuação”, “Ocupações CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) associadas”,  “Normas associadas ao exercício profissional”, “Possibilidades de certificação intermediária em cursos de qualificação profissional no itinerário formativo”, “Possibilidade de cursos de formação continuada em cursos de especialização técnica no itinerário formativo”, “Possibilidade de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo”, além de horários necessários para cumprir o curso.

O que é a Bolsa-Formação?

A Bolsa-Formação é um tipo de recurso do Governo Federal para cobrir as despesas dos cursos Pronatec 2023, através da SETEC/MEC, como mensalidades, cargos e materiais didáticos, além, de acordo com a situação da pessoa, o fornecimento de transporte e alimentação.

Gostou do post? Então confira nossas outras publicações aqui no blog. Até mais!

 

 

Taynara Martins

View Comments

Share
Published by
Taynara Martins

Recent Posts

Sisu 2023: O que é, Cotas, Quem pode participar e MAIS

O Sisu 2023 é a melhor forma para o estudante ingressar numa instituição de ensino…

10 months ago

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Data e Local de Prova

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles indivíduos que não se formaram do ensino…

10 months ago

Faetec 2023: O que é, O que Oferece e muito MAIS

O Faetec 2023 é uma ótima chance para aqueles que estão buscando se especializar em…

10 months ago

ENADE 2023: Conceito, Questionário, Relatório, Prova.

O ENADE 2023 é uma oportunidade para a avaliar a qualidade do ensino superior oferecido…

10 months ago

Enem 2023: O que é, como se inscrever e MAIS

O Enem 2023 é uma oportunidade para jovens que estão se formando do ensino médio…

10 months ago

Fies 2023: Regras, Inscrição, Resultado

O Fies 2023 pode abrir muitas portas numa instituição de ensino superior, para aqueles alunos…

10 months ago