Prouni

Lista de Aprovados Prouni 2023: Resultado, Seleção

A Lista de Aprovados do Prouni 2023 (Programa Universidade para Todos) é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos integrais e parciais aos estudantes, em instituições particulares de ensino superior.

Este programa tem ajudado milhões de brasileiros e, primeiramente, para conseguir se matricular e, posteriormente, ser aprovado, ter seu nome na tão sonhada lista de aprovados o estudante deve possuir renda bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (para bolsas integrais). E para as bolsas parciais, ou seja, cinquenta por cento, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Prouni 2023

Para ter oportunidade de ver o nome na lista de aprovados Prouni 2023 somente poderá se inscrever  o estudante brasileiro que tenha participado do Enem mais recente e, tiver obtido, no mínimo, a pontuação de 450 pontos de média das notas e que não possuir diploma de curso superior. Lembrando que, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Isto é, o candidato não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição na qual pretende se inscrever. Porém, a instituição participante do programa tem autonomia para submeter candidatos pré-selecionados a processos seletivos específicos, sem cobrança de taxa; nesses casos a instituição deve explicar formalmente aos estudantes, no prazo de vinte e quatro horas da divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação, os quais não podem ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos pré-selecionados em seus processos seletivos regulares.

 

Quem Pode Participar

Antes de mais nada, é necessário saber se você pode participar do Prouni e aí, sim, quem sabe, ter seu nome na lista de aprovados Prouni 2023. Então, dá uma conferida:

  • Podem participar estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral;
  • Professores da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública (sendo necessário comprovar renda) e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesses casos não há necessidade de comprovar renda);
  • Pessoa com deficiência;

Como Funciona a Seleção?

Serão realizadas duas chamadas para a lista de aprovados Prouni 2023. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.  Cabe destacar que é de suma importância o estudante prestar as informações de forma real e verdadeira, sem mentir ou omitir fatos, pois corre o risco de ser desclassificado da lista de aprovados do Prouni 2023. E ninguém quer que isso aconteça, concordam?

Ao final das duas chamadas da lista de aprovados Prouni 2023, e se, o candidato não tiver sido selecionado, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. As bolsas eventualmente não preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Lista de aprovados Prouni 2023

Logo que divulgada a lista de aprovados do Prouni 2023, a primeira e a segunda chamada serão divulgadas e é possível que alguma vaga ainda não tenha sido preenchida e essas vagas compõem a chamada lista de espera dos candidatos que não foram selecionados nas duas primeiras listas e que não foram selecionados por serem reprovados ou por não haver formação de turma. Ou seja, a lista de espera é uma possibilidade para o candidato que, infelizmente, não viu constar seu nome na lista de aprovados se inscrever.

Após a saída da lista de aprovados do Prouni, os candidatos deverão acessar o portal do Prouni, fazer o login por meio do email cadastrado e da senha escolhida e, a partir disso, acompanhar o resultado.

Se o seu nome constar na lista dos aprovados do Prouni 2023, você tem um prazo de 7 dias para levar toda a documentação exigida na Universidade selecionada.

Infelizmente, não são todos brasileiros que detêm desta condição por motivos financeiros. Portanto, esses programas, como o Prouni, vem para dar esperança aos candidatos de ter uma vida melhor após sua formação. Bom, agora que você já sabe como funciona e se ligou nas dicas, me diz: está ansioso(a) para ver seu nome na lista de aprovados do Prouni?

Izabela Virgílio

Share
Published by
Izabela Virgílio

Recent Posts

Sisu 2023: O que é, Cotas, Quem pode participar e MAIS

O Sisu 2023 é a melhor forma para o estudante ingressar numa instituição de ensino…

7 meses ago

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Data e Local de Prova

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles indivíduos que não se formaram do ensino…

8 meses ago

Faetec 2023: O que é, O que Oferece e muito MAIS

O Faetec 2023 é uma ótima chance para aqueles que estão buscando se especializar em…

8 meses ago

Pronatec 2023: O que é, Quem pode Participar e MAIS

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que estão buscando mais propostas no mercado…

8 meses ago

ENADE 2023: Conceito, Questionário, Relatório, Prova.

O ENADE 2023 é uma oportunidade para a avaliar a qualidade do ensino superior oferecido…

8 meses ago

Enem 2023: O que é, como se inscrever e MAIS

O Enem 2023 é uma oportunidade para jovens que estão se formando do ensino médio…

8 meses ago