Fies

Fies 2023: Inscrições, Resultado e Matrícula

O Fies 2023 é uma boa oportunidade para estudantes que desejam ingressar numa instituição de ensino superior, com pagamentos a juros baixos e condições facilitadas de crédito estudantil.  Ele traz vantagens ao cidadão que deseja obter uma formação a nível superior com ensino de qualidade e a um preço acessível. Se interessou pelo conteúdo? Então confira nesse post tudo o que você precisa saber sobre esse programa.

Fies 2023

Confira também:

Fies 2023

O  Programa de Financiamento Estudantil (Fies 2023) se assemelha com o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), porém o empréstimo ocorre junto a um banco privado, ou seja,  os estudantes possuem condições facilitadas de crédito estudantil.  Ele é destinado a estudantes de cursos superiores privados, inseridos em faculdades com avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC).  É necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter alcançado a pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Inscrições Fies 2023

As inscrições abrem duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestre, aumentando as chances do candidato conseguir o financiamento para pagar a faculdade. Podem participar do programa estudantes que tenham renda per capita (por pessoa) superior a três salários mínimos e inferior a cinco salários mínimos. As datas são divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Assim, as inscrições funcionam da seguinte forma:

  • Passo 1: Procurar conhecer e selecionar os parceiros financeiros de interesse;
  • Passo 2: Visitar a página dos parceiros financeiros e se cadastrar;
  • Passo 3: Seguir as instruções do parceiro financeiro para a contratação;
  • Passo 4: Se inscrever gratuitamente no site do Ministério da Educação (MEC) na data previamente divulgada, por meio do Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção, no site http://fies.mec.gov.br;
  • Passo 5: Escolher, dentre as vagas disponíveis, as opções de curso, instituição de ensino e turno;
  • Passo 6: Caso o candidato seja classificado para a vaga inscrita, ele possui um prazo para comparecer à faculdade e outro assinar o contrato com a instituição financeira e apresentar a documentação necessária.

Ainda, vale ressaltar que o candidato só conseguirá participar do programa se já houver pré-aprovação do agente financeiro operador de crédito. O MEC não toma parte nessa pré-aprovação. Assim, caso o estudante não a tenha, a inscrição será automaticamente cancelada.  Também, não há lista de espera, a chamada é única.

Onde se inscrever no Fies 2023

O P-Fies possibilita que os indivíduos, através do programa, sejam aprovados, caso aprovados, em instituições de ensino superior reconhecidas e avaliadas pelo MEC, garantindo um ensino de qualidade com um diploma aceito em qualquer cidade do Brasil. Apesar da lista de faculdades participantes ser diferentes a cada semestre, todas trazem a mesma segurança de um ótimo ensino para os estudantes.

Resultado do Fies 2023

A classificação  ocorre de acordo com a nota de corte, que é a nota mínima, de acordo com a  nota do ENEM dos candidatos inscritos. Dessa forma, o estudante que obteve uma nota melhor no Exame Nacional do Ensino Médio terá mais chances de conseguir aquela vaga. O  resultado será divulgado no mesmo site onde o aluno fez a inscrição.

Matrícula no Fies 2023

O estudante deve:

  • Comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para validar as informações no dia após a pré-aprovação;
  • Comparecer ao Agente Financeiro Operador de Crédito (AFOC) escolhido depois que for disponibilizado o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) ou semelhante e apresentar a documentação complementar, se necessário.

Portanto,  a matrícula depende da prévia aprovação do banco responsável pelo financiamento  e da validação da comissão.

Ainda, é importante salientar que as taxas de juros são variáveis e referentes ao banco responsável pelo financiamento, bem como o prazo de pagamento, que depende do tipo de contrato e da duração do curso.

userjp

Share
Published by
userjp

Recent Posts

Sisu 2023: O que é, Cotas, Quem pode participar e MAIS

O Sisu 2023 é a melhor forma para o estudante ingressar numa instituição de ensino…

3 meses ago

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Data e Local de Prova

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles indivíduos que não se formaram do ensino…

3 meses ago

Faetec 2023: O que é, O que Oferece e muito MAIS

O Faetec 2023 é uma ótima chance para aqueles que estão buscando se especializar em…

3 meses ago

Pronatec 2023: O que é, Quem pode Participar e MAIS

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que estão buscando mais propostas no mercado…

3 meses ago

ENADE 2023: Conceito, Questionário, Relatório, Prova.

O ENADE 2023 é uma oportunidade para a avaliar a qualidade do ensino superior oferecido…

3 meses ago

Enem 2023: O que é, como se inscrever e MAIS

O Enem 2023 é uma oportunidade para jovens que estão se formando do ensino médio…

3 meses ago