Enem 2023
O Enem 2023 é uma oportunidade para jovens que estão se formando do ensino médio (ou já se formaram) poderem entrar numa universidade, de graça ou com alguma ajuda do governo. Ficou interessado? Então fique nesse post porque vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2023.
Confira também:
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova de 180 questões objetivas e 1 redação. Dessas 180 questões, são divididas em 2 dias de prova, que são dois domingos seguidos. Ou seja, em cada dia de prova são 90 questões, sendo cada matéria com 45 questões cada (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).
Então, no primeiro domingo, são 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da redação. O tempo de prova é de 13h30min às 19h no primeiro dia, devido à redação, totalizando 5 horas e 30 minutos de prova. Já no segundo dia, são aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Também, a prova tem início também às 13h30min, porém o término ocorre às 18h30min, totalizando 5 horas de prova. Vale ressaltar que os portões ficam abertos de 12h às 13h, de acordo com o horário de Brasília, e depois desse horário, já não é mais possível entrar.
O Enem 2023 tem o objetivo de ajudar estudantes a acessar as universidades do país de maneira gratuita, com o SISU (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade Para Todos) – quando a bolsa é de 100%, além do Enem Portugal. Caso o aluno não consiga passar nesses programas do Governo Federal, ainda existe a possibilidade do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que pode ser integral ou parcial, e o próprio Prouni, no caso de bolsas de 50%. Além disso, o aluno pode fazer o Enem só para testar seus conhecimentos, pois esse exame é importante para os indicadores educacionais do país.
Para fazer o Enem 2023 e ter direito à inscrição gratuita, é necessário que o estudante esteja na última série do ensino médio em escola pública, ou já tenha se formado e tenha cursado o ensino médio todo em escola pública ou tenha sido bolsista de escola particular, com renda de até 1 salário mínimo e meio per capita (por pessoa) ou esteja inscrito no CadÚnico (situação de vulnerabilidade socioeconômica).
Para quem não entra nesses pré-requisitos e terá que pagar a taxa, o valor é de R$85,00.
O processo para se inscrever para o Enem 2023 é muito simples. Segue o passo a passo das inscrições:
Pronto! Após algumas horas, é necessário acessar a página do participante e acessar o boleto, no caso de quem não conseguiu isenção de taxa, bem como acompanhar a inscrição.
Gostou do post? Confira nossas outras publicações do blog. Até mais!
O Sisu 2023 é a melhor forma para o estudante ingressar numa instituição de ensino…
O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles indivíduos que não se formaram do ensino…
O Faetec 2023 é uma ótima chance para aqueles que estão buscando se especializar em…
O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que estão buscando mais propostas no mercado…
O ENADE 2023 é uma oportunidade para a avaliar a qualidade do ensino superior oferecido…
O Fies 2023 pode abrir muitas portas numa instituição de ensino superior, para aqueles alunos…
View Comments