Prouni

ENADE 2023: Conceito, Questionário, Relatório, Prova.

O ENADE 2023 é uma oportunidade para a avaliar a qualidade do ensino superior oferecido no país e notar os pontos positivos e negativos para poder melhorá-los. Ficou interessado? Então continue no post porque vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o ENADE 2023.

Enade 2023

Confira também:

O que é ENADE 2023?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma prova que faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), criada em 2004, com o objetivo de avaliar o desempenho dos cursos e instituições de ensino superior. Para fazer a prova, um grupo selecionado de estudantes do primeiro e último ano dos cursos são escolhidos. Os estudantes que não foram selecionados, mas querem fazer a prova podem fazê-la, como voluntários. Para aqueles que estão concluindo o curso naquele ano, é obrigatória a participação, para a emissão do histórico escolar.

Dessa forma, o ENADE 2023 avalia o rendimento que houve dos alunos em relação ao conteúdo proposto para aquele curso, com o objetivo de acompanhar a qualidade do ensino.

Assim, é muito importante que a prova seja realizada, pois a avaliação positiva do Sinaes possibilita, dentre vários benefícios, que a faculdade participe do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que é um programa de financiamentos por parte do Governo Federal.

Conceito ENADE

A  nota do ENADE 2023 depende do desempenho dos estudantes na prova, especificamente em duas situações abordadas: Componente de Conhecimento Específico e o Componente de Formação Geral.

Primeiramente, o Componente de Conhecimento Específico contribui em 75% para a nota, e se trata de 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e 3 questões discursivas. Ele está relacionado a especificidade de cada área, suas particularidades e o conteúdo do curso.

Já o Componente de Formação Geral diz respeito a entender algumas coisas que não sejam da área, porém sejam importantes a todos os profissionais saberem (ex: vocabulário, coerência e coesão, e etc), e contribui em 25% para a nota, sendo 2 questões discursivas e 8 questões de múltipla escolha.

Ainda, o conceito Enade varia numa escala de 1 a 5, sendo 1 a pior qualidade de ensino, e 5 a melhor qualidade de ensino. E, enquanto as outras provas aplicadas pelo Inep, como Enem e Encceja, utilizam como método de correção o TRI (Teoria de Resposta ao Item), o Enade utiliza o TCT (Teoria Clássica dos Testes), o que garante que não haja comparabilidade entre as edições.

Questionário do Estudante

O questionário do estudante é preenchido online, na página do INEP, e é a partir dele que é possível permitir o conhecimento e a análise do perfil socioeconômico e cultural da percepção sobre o curso, o currículo, o ambiente universitário e etc.

Também é possível relacionar os fatores externos com o desempenho dos alunos, a fim de promover melhorias no futuro na qualidade do ensino, tanto com relação às políticas públicas (como auxílios para a permanência dos estudantes na universidade), como em relação aos professores e método de ensino.

Como consultar relatórios do Enade?

Para consultar os relatórios do curso do Enade é muito simples, basta seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: Acesse o site;
  • Passo 2: Clique em “Relatórios”;
  • Passo 3: Caso queira ver o relatório do curso no qual está inserido, é só clicar em “Consultar relatórios de cursos”, e caso queira ver o da instituição de ensino superior, é só clicar em “Consultar relatórios de IES”;
  • Passo 4: Agora é só preencher as informações pedidas e baixar o relatório, que fica disponível em PDF.

Prova do Enade

A prova do Enade, como dito anteriormente, é uma prova com 40 questões, dividido em duas partes: Componente de Conhecimento Específico (CE, com 30 questões, sendo 27 objetivas e 3 discursivas) e o Componente de Formação Geral (FG, com 10 questões, sendo 8 objetivas e 2 discursivas).

As provas e gabaritos do Enade podem ser consultados aqui

Gostou do post? Confira nossas outras publicações no blog. Até mais!

 

 

 

Taynara Martins

View Comments

Share
Published by
Taynara Martins

Recent Posts

Sisu 2023: O que é, Cotas, Quem pode participar e MAIS

O Sisu 2023 é a melhor forma para o estudante ingressar numa instituição de ensino…

10 months ago

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Data e Local de Prova

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles indivíduos que não se formaram do ensino…

10 months ago

Faetec 2023: O que é, O que Oferece e muito MAIS

O Faetec 2023 é uma ótima chance para aqueles que estão buscando se especializar em…

10 months ago

Pronatec 2023: O que é, Quem pode Participar e MAIS

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que estão buscando mais propostas no mercado…

10 months ago

Enem 2023: O que é, como se inscrever e MAIS

O Enem 2023 é uma oportunidade para jovens que estão se formando do ensino médio…

10 months ago

Fies 2023: Regras, Inscrição, Resultado

O Fies 2023 pode abrir muitas portas numa instituição de ensino superior, para aqueles alunos…

10 months ago