Documentos Necessários Prouni 2023
Os Documentos Necessários ProUni 2023 se tratam de uma ótima opção para estudantes que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior e obter mais oportunidades frente ao mercado de trabalho. Portanto, nesse post você encontrará tudo o que você precisa saber sobre a documentação necessária para ingressar na faculdade dos seus sonhos. Se interessou pelo conteúdo? Confira abaixo todos os detalhes!
Veja também:
O ProUni (Programa Universidade Para Todos) foi criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC), tendo o objetivo de promover a inclusão e proporcionar oportunidades para mais pessoas obterem um diploma no ensino superior brasileiro. Assim, a partir disso, cada vez mais pessoas entraram e entrarão no mercado de trabalho preparadas, oferecendo um serviço de qualidade e contribuindo para o crescimento do país. Para garantir que todos os documentos certos estejam em mãos, acompanhe nosso post sobre os Documentos Necessários ProUni 2023.
As inscrições para participar do ProUni ocorrem 2 vezes ao ano, uma em cada semestre. Isso aumenta as chances do aluno concorrer e conseguir uma vaga no curso dos seus sonhos. Portanto, para fazer a inscrição no programa, é necessário que o candidato faça uso do próprio CPF e senha de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no portal do ProUni.
Caso o estudante seja pré‐aprovado, ele deve comparecer, no dia da matrícula, com os seguintes documentos em mãos:
Para participar desse programa do governo, é necessário que o candidato possua renda de até três salários mínimos per capita (por pessoa) para concorrer às vagas de bolsas referentes a 50%, ou inferior a um salário mínimo e meio per capita (por pessoa) para concorrer às vagas de bolsas referentes a 100%. Assim, para comprovar que o estudante possui tal renda, é necessário que:
Exemplo: um trabalhador assalariado pode apresentar os três últimos contracheques referentes ao seu emprego, uma pessoa que lida com alguma atividade rural pode entregar uma declaração de IRPF, e etc.
Ter concluído o ensino médio integralmente em escolas públicas ou como bolsistas em escolas privadas é um dos principais pontos para que o aluno possa participar do programa. Por isso, quem é aluno de escola pública, deve levar os comprovantes de todos os períodos letivos do Ensino Médio feito em escolas públicas. O mesmo vale para quem é bolsista da rede privada. Caso o estudante tenha cursado o ensino médio no exterior, é necessário que leve as vias originais que comprovem esse fato, bem como a tradução em português, por um tradutor juramentado. Também pode ser apresentado o certificado que comprove a conclusão do ensino médio em escola pública integralmente ou privada como bolsista.
Nesse caso, os professores da rede pública precisam levar o comprovante do seu magistério, porém não é necessário levar o comprovante de renda. Já os portadores de deficiência necessitam levar o laudo médico, para comprovar sua condição.
O Sisu 2023 é a melhor forma para o estudante ingressar numa instituição de ensino…
O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles indivíduos que não se formaram do ensino…
O Faetec 2023 é uma ótima chance para aqueles que estão buscando se especializar em…
O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que estão buscando mais propostas no mercado…
O ENADE 2023 é uma oportunidade para a avaliar a qualidade do ensino superior oferecido…
O Enem 2023 é uma oportunidade para jovens que estão se formando do ensino médio…
View Comments