Prouni

Como Funciona o Prouni 2023: Saiba como Se Inscrever, Como participar

Saber Como Funciona o ProUni 2023 é essencial para que o estudante possa participar desse programa do Governo Federal e ficar por dentro de todos os detalhes. Se interessou? Então fique conosco porque nesse post vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre Como Funciona o ProUni 2023.

Como funciona o ProUni 2023

Confira também:

O ProUni 2023

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de aumentar o número de estudantes universitários que ingressam nas instituições de ensino superior. Para participar, é necessário que o aluno tenha participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ter tirado mais de 450 pontos na média geral e não ter zerado a redação. Também, o estudante precisa ter sido bolsista integral em escola privada ou ter estudado em escola pública durante todo período que estudou.

Quem também pode participar são os professores da rede pública que estão em exercício de magistério (e, nesse caso, não precisam comprovar renda) e pessoas com deficiência. Ainda, os candidatos que possuem uma renda mensal de até três salários mínimos per capita (por pessoa) podem disputar vagas com bolsas com 50% de desconto, enquanto que aqueles que possuem renda mensal de até um salário mínimo e meio per capita (por pessoa) podem disputar vagas com bolsas com 100% de desconto.

Como Funciona o ProUni 2023?

Para saber Como Funciona o ProUni 2023, antes é necessário saber como funciona a inscrição.

Para fazer a inscrição é muito simples:

Passo 1: Acesse o portal do ProUni;

Passo 2: Informe os seus dados;

Passo 3: Escolha as duas opções de curso e finalize o processo de inscrição.

Agora que o estudante já sabe como fazer a inscrição, fica fácil entender como funciona o programa.

Após a inscrição no curso, a posição do candidato em relação às vagas para aquele curso serão atualizadas diariamente, de acordo com a nota de corte.

O que é Nota de Corte?

As notas de corte são um valor de referência proveniente das notas dos alunos que estão inscritos naquela modalidade, curso, turno e instituição de ensino, ou seja, é a nota mínima para entrar naquele curso até aquele momento. Como dito anteriormente, essa nota é variável, ou seja, é atualizada todos os dias dependendo da nota dos estudantes que estão concorrendo àquela vaga.

Resultado ProUni 2023

Quando for divulgado o resultado, os candidatos podem acessar o portal do ProUni e verificar se foram aprovados em alguma opção escolhida. Para isso, basta utilizar o e-mail e a senha de acesso para fazer login. Caso o aluno esteja na lista da chamada para a faculdade na qual ele jogou a nota, o estudante possui até 7 dias para levar os documentos à instituição de ensino superior na qual ele foi pré-aprovado.

A faculdade também pode pedir documentos diferentes dos que já são de conhecimento geral (comprovante de escolaridade e histórico escolar dos 3 anos do Ensino médio; certificado de conclusão do ensino médio; comprovante de renda de todos os familiares com quem divide a casa e comprovante de residência). Se o estudante não apresentar os documentos no prazo solicitado, ele terá sua vaga perdida, e perderá a chance de ingressar naquela instituição.

Segunda Chamada Prouni 2023

A segunda chamada ocorre com um prazo de aproximadamente 3 dias, e acontece devido às vagas da primeira chamada não terem sido preenchidas, seja por desistência, alguma irregularidade na documentação ou outro motivo. Assim, o candidato que está nessa lista tem a possibilidade de ser chamado para ingressar na faculdade escolhida.

Lista de Espera Prouni 2023

Já na lista de espera, um candidato é chamado por vez. Essas vagas são vagas que não foram preenchidas com a segunda chamada. É importante o cidadão ficar atento ao e-mail e site pessoal e já deixar os documentos separados, para não perder a oportunidade de realizar seu sonho!

Taynara Martins

Share
Published by
Taynara Martins

Recent Posts

Sisu 2023: O que é, Cotas, Quem pode participar e MAIS

O Sisu 2023 é a melhor forma para o estudante ingressar numa instituição de ensino…

6 meses ago

Encceja 2023: O que é, Prova, Inscrição, Data e Local de Prova

O Encceja 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles indivíduos que não se formaram do ensino…

6 meses ago

Faetec 2023: O que é, O que Oferece e muito MAIS

O Faetec 2023 é uma ótima chance para aqueles que estão buscando se especializar em…

6 meses ago

Pronatec 2023: O que é, Quem pode Participar e MAIS

O Pronatec 2023 é uma ótima oportunidade para aqueles que estão buscando mais propostas no mercado…

6 meses ago

ENADE 2023: Conceito, Questionário, Relatório, Prova.

O ENADE 2023 é uma oportunidade para a avaliar a qualidade do ensino superior oferecido…

6 meses ago

Enem 2023: O que é, como se inscrever e MAIS

O Enem 2023 é uma oportunidade para jovens que estão se formando do ensino médio…

6 meses ago